Homem Aranha 2099 - 01 a 20
https://mega.co.nz/#!U01iHLhJ!InIAN1_BxwKSx3PJ7lqBJR24-X0EJFIB1MQep_lK0So
ESPANTOSO HOMEM-ARANHA (689 EDIÇÕES)
Homem Aranha - Amazing Spider Man
https://mega.co.nz/#F!44UiTJ6a!akpAG1YMvI9lXD7zBFsXcQ
Homem Aranha Sagas Completas
Homem Aranha - O Outro
Homem Aranha - De Volta ao Negro
Homem Aranha - One More Day
https://mega.co.nz/#!FdZCBRAR!WRk3Fmys4Gi-X1M3Z5CGlixzGUtYcryZsAVQ6WTvFWY
Homem Aranha VS Batman
Homem Aranha VS Superman
Homem Aranha e Demolidor
Homem Aranha e Dr Octopus
Homem Aranha e Justiceiro
Homem Aranha Ama Mary Jane
Mary Jane
Mary Jane - A festa
Homem Aranha e Motoqueiro Fantasma
Aranha e os pequenos heróis marvel
Homem Aranha e Geração X
Os Muitos Amores do Incrível HA
Homem Aranha e Ultraforce
https://mega.co.nz/#!sUgBVRwb!SRe0ji4YfI14Nkfo9RjjWQg_COgsivqWACR_XsC9ZmY
Homem Aranha e Quarteto fantastico
Homem Aranha e Tocha Humana
Homem-aranha e Gata-Negra - O Mal
Gata Negra e Wolverine - Garras Vol 1 e Vol 2
O que aconteceria se HA se casasse com a Gata Negra
Toxina
Anti Venon
Venon
Venon VS Carnage
https://mega.co.nz/#!hdgiSAKS!B5Ioe2uPeQbNMN5i7Dl5YgeOsdNRCGDypkvrB6mrPHA
Homem Aranha Sagas
A ultima caçada de Kraven
Filhos Americanos
HA - A Origem do Caçador
HOMEM ARANHA - MAXIMUM CARNAGE 1 e 2
Homem Aranha Anual 3 - Volta do Sexteto Sinistro
HOMEM ARANHA CAÍDO ENTRE OS MORTOS
Homem Aranha Motim
Maiores Classicos Homem Aranha por Todd McFarlanne
Maiores Clássicos Homem-Aranha - A Morte de Gwen Stacy
https://mega.co.nz/#!tJxHzAbS!IsVawCfU5TvYOmI47ojQVBAu3chEuEVa8TR9LtfNfGk
Homem-Aranha Series
Garota-Aranha
Homem-Aranha Noir - Vol 1 e Vol 2
Homem Aranha - Espiritos da Terra
Homem Aranha - 48 HORAS
Homem Aranha - Essencia do Medo
Homem Aranha - HERÓI E PRESIDENTE
Homem Aranha - Legado_do_Mal
Homem Aranha - Marandi
Homem Aranha - 11.de.Setembro
Homem Aranha - O Reino
Homem Aranha - Qualidade de Vida
Homem Aranha - Ano Um
Homem Aranha - Caridade Forçada
Homem Aranha 2 - Adaptação Oficial do Filme
Homem Aranha - Azul
O que aconteceria se Homem aranha não tivesse se cassado com Mary Jane
Stan Lee encontra o Homem Aranha
https://mega.co.nz/#!xEBF2ICY!X_4F2F44va8s1gRMVZfM0DJkT6dDUsL7UYGVZRxO9eM
Nome original: Spider-Man
Primeira aparição: Amazing Fantasy nº15 (agosto de 1962)
Criadores: Stan Lee e Steve Ditko
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Peter Benjamin Parker
Parentes conhecidos: Richard e Mary Parker (pais falecidos); Benjamin Parker (tio falecido); May Parker (tia); Mary Jane Watson-Parker (ex-esposa).
Origem e base de operações: Nova Iorque
Filiação: Vingadores, Novos Vingadores, Vingadores Secretos, Defensores Secretos, Novo Quarteto Fantástico, etc.
Poderes e habilidades: O Homem-Aranha possui os poderes proporcionais de uma aranha. As complexas enzimas mutagénicas transferidas para o sangue de Peter Parker aquando da picada de uma aranha irradiada, concederam-lhe força, agilidade, velocidade e resistência sobre-humanas, bem como a capacidade de aderir a quase todo o tipo de superfícies. Outro dos seus poderes é o chamado "sentido de aranha". Trata-se de um alarme extrasensorial que, através de um zumbido na cabeça, o alerta para os perigos iminentes. Devido ao seu metabolismo acelerado, o herói aracnídeo também dispõe de uma resistência acima da média em relação a drogas, doenças e vários produtos químicos. Embora num nível inferior ao de Wolverine, o Homem-Aranha possui um fator de cura que lhe permite cicatrizar mais rapidamente fraturas ou danos nos tecidos. Da sua parafernália fazem parte o fluido de teia sintético e respetivos lançadores. No seu cinto de utilidades guarda os cartuchos de teia para recarregar os lançadores e um pequeno projetor para o seu Sinal-aranha.
O Homem-Aranha debutou nas páginas de Amazing Fantasy nº15 (1962). |
Biografia: Órfão desde pequeno, Peter Parker foi acolhido pelos seus tios Ben e May Parker na sua casa em Forest Hills, Queens (Nova Iorque). Os seus pais - ambos agentes secretos - haviam partido numa missão no exterior da qual nunca regressaram. Com o tempo, Peter tornou-se um adolescente franzino e introvertido porém extremamente inteligente, com uma especial aptidão para a ciência. Devido a essas características estava longe de ser um aluno popular no liceu. No entanto, quando tinha apenas 15 anos, a sua vida sofreu uma reviravolta. Durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam a radiação, Peter foi picado por uma aranha irradiada cujo veneno, em circunstâncias normais, é inofensivo para os seres humanos. O inseto, todavia, fora exposto à radioativdade do aparelho e por isso a sua picada provocou impressionantes mutações na genética, metabolismo e biologia do jovem.
A picada que mudou para sempre a vida de Peter Parker. |
Peter descobre os seus poderes quando, ainda aturdido, vagueia pela rua e quase é atropelado por um carro. O seu "sentido de aranha" alerta-o para o perigo e, por puro reflexo, ele salta e fixa-se na parede de um prédio. Assustado, ele escala até ao telhado do edifício e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. A cena em que um menino o vê a escalar a dita parede ficou imortalizada em todas as bandas desenhadas que (re)contaram a origem do Homem-Aranha, mas não no cinema nem na versão de Ultimate Marvel.
Empolgado com os seus novos poderes, inicialmente Peter pensa apenas em ganhar dinheiro com eles. Participa por isso em combates de luta-livre e em vários programas televisivos onde exibe as suas assombrosas habilidades a troco de dinheiro. Levado por esses pensamentos individualistas, não mexe um dedo para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois assassinaria o seu adorado tio Ben. Este episódio trouxe-lhe um profundo sentimento de culpa e ensinou-lhe uma dura lição: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Depois disso passa a usar os seus poderes no combate ao crime sob o disfarce do Homem-Aranha. O que, no entanto, não é suficiente para que seja considerado um herói. Muitos veem-no como uma ameaça, em resultado das sucessivas campanhas difamatórias realizadas por J.J. Jamenson, diretor do jornal Clarim Diário. Depois de ingressar na Universidade Empire State, Peter começa a trabalhar no Clarim como fotógrafo freelancer de modo a ajudar a equilibrar o parco orçamento familiar. É, de resto, este humanismo que o distingue de heróis como o Super-Homem e que o tornaram tão popular entre os leitores.
A origem da personagem: Muitos detalhes acerca do processo de criação do Homem-Aranha permanecem obscuros até hoje. Sabe-se, essencialmente, que foi produto da criatividade de três monstros sagrados dos quadradinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko (vide as respetivas biografias já publicadas neste blogue na rubrica Eternos). Existe, porém, uma controvérsia em torno da "paternidade" de um dos super-heróis mais populares de sempre. À época editor-chefe e principal escritor da Marvel Comics, Stan Lee desenvolveu um método rápido de escrever argumentos: em duas ou três páginas datilografadas, Stan apresentava as linhas gerais das personagens e do respetivo enredo, ficando o restante trabalho a cargo dos ilustradores. No final, Stan incluía os diálogos. Este método rendeu mais tarde inúmeros questionamentos sobre a real participação de Stan Lee na criação de algumas das personagens mais famosas da editora. Já Jack Kirby, embora tenha participado no desenvolvimento inicial do Escalador de Paredes, nunca chegou a ser seu desenhador regular. Essa honra coube a Steve Ditko, fazendo dele cocriador do Homem-Aranha.
Mas qual foi o verdadeiro contributo de cada um deles na criação da personagem?
Segundo Stan Lee, o nome "Homem-Aranha" foi baseado na personagem The Spider (o Aranha), protagonista de vários contos publicados em revistas pulp que Stan lera durante a infância. À parte o nome, o violento justiceiro não tinha qualquer semelhança com o herói idealizado por Stan Lee. Um nome que esteve longe de agradar a Martin Goodman, o mandachuva da Marvel à época. Para ele, uma personagem conotada com aranhas estaria fadada ao fracasso uma vez que quase toda a gene odeia esses bichos. Stan Lee teve de usar toda a sua lábia para convencer Goodman a permitir a publicação de uma história-piloto na revista Amazing Fantasy, que estava prestes a ser cancelada.
The Spider serviu de inspiração a Stan Lee. |
Habituado a desenhar super-heróis, Jack Kirby foi a escolha natural para ilustrar a primeira história do Homem-Aranha. Stan, porém, idealizara um adolescente franzino (numa época em que aos jovens estava reservado o estatuto de sidekicks de heróis séniores como Batman ou Capitão América) e, ao ver os esboços de Kirby, deparou-se com um novo Capitão América. Decidiu assim entregar o projeto a Steve Ditko, mais habituado a retratar o mundo real do que o épico Kirby.
Stan Lee, cuja memória é proverbialmente fraca, não se recorda se o uniforme do aranhiço foi idealizado por Ditko ou Kirby. Este questionava diversos pormenores da história de Lee. Segundo ele, o herói era, na verdade, uma reciclagem de Silver Spider (Aranha Prateada), personagem criada por Kirby em parceria com Joe Simon em 1953 mas que fora rejeitada pela editora Harvey Comics. De realçar que Simon afirmava que o nome original da personagem era Spiderman (sem o hífen distintivo do homólogo da Marvel) e que os esboços foram feitos por C.C. Beck, nada mais nada menos que o criador do Capitão Marvel/SHAZAM. Existem, contudo, incongruências na versão de Simon uma vez que o traço de Beck nada tem a ver com o de Kirby, pelo que dificilmente este conseguiria fazer passar por seus os esboços apresentados a Ditko. Kirby alegava também ter sido ele o criador do traje do aracnídeo. Apesar de a roupa não fazer lembrar nenhuma das indumentárias idealizadas por ele, mas sim as poucas criadas por Ditko.
Simon e Kirby criaram Silver Spider em 1953. |
A solução de tais mistérios residia em Steve Ditko. Avesso a entrevistas, absteve-se durante décadas de comentar o assunto. Porém, um artigo publicado em 1990 lançou nova luz sobre o assunto. Nele, Ditko confirma que Kirby foi efetivamente o primeiro ilustrador designado para a série mas saiu por motivos desconhecidos. Conta ainda que o conceito original de Kirby era o de um adolescente que ganhava superpoderes e corpo de adulto graças a um anel mágico. Salvo um desenho abastrato no peito, nada no uniforme projetado por Kirby fazia lembrar uma aranha. Pese embora fossem evidentes as semelhanças com o Capitão América, o que atesta a versão de Stan Lee. No lugar dos discretos lançadores de teias propostos por Ditko, o protótipo do herói carregava uma arma de teias à cintura.
O traje original do Homem-Aranha desenvolvido por Kirby. |
Ditko ignorou toda essa versão, refez a história e projetou o uniforme que todos conhecemos. Uma mudança significativa que, provavelmente, resultou numa personagem bem mais interessante do que a da versão original de Lee e Kirby. Ditko também desenhou uma capa para o número 15 de Amazing Fantasy que foi, todavia, rejeitada. Ironicamente, a dita capa seria desenhada por Kirby.
Embora Amazing Fantasy fosse cancelada após essa edição, o Homem-Aranha teve direito a um título próprio: Amazing Spider-Man, coescrito por Lee e Ditko e ilustrado por este último até à sua saída da Marvel. E é esta versão que povoa a imaginação dos leitores há quase meio século. Em 2011, o Escalador de Paredes mais famoso do mundo obteve o terceiro lugar no Top 100 Dos Melhores Super-heróis de Sempre do site IGN, suplantado apenas por Batman (2º) e Super-homem (1º).
Stan Lee e Steve Ditko, os cocriadores do Escalador de Paredes. |
Noutros media: Sendo um fenómeno de popularidade global, ao longo dos anos o Homem-Aranha já teve direito a diversas séries animadas, a uma lendária série televisiva de 1977 e a quatro adaptações ao grande ecrã, a mais recente das quais é The Amazing Spider-Man (com estreia prevista em Portugal a 5 de julho). A sua imagem também está associada a todo o tipo de merchandise: desde mochilas a bonecos, passando por pijamas e sapatilhas. Em 2010 estreou na Broadway um musical baseado no herói, cuja música e letra foram da autoria de Bono e The Edge, dos U2. Spider-Man:Turn Off The Dark foi a produção mais cara da história da Broadway (aproximadamente 70 milhões de dólares).
Andrew Garfield (esq.) e Tobey Maguire deram vida ao Homem-Aranha no cinema. |
1 comentários:
Todos em Off
Postar um comentário